Tuesday, March 20, 2012

"Cerca Trova"- Procura e Encontra

Uma estranha legenda "Cerca Trova" (Procura e Encontra") pintada a estandarte verde no quadro de Vasari, alimentou um sonho e uma busca para encontrar a batalha perdida de Leonardo.  

"Batalha de Marciano" - Vasari pintou a frase Cerca e Trova que foi a chave para encontrar o fresco de Leonardo.
© David Yoder/National Geographic

No Salão dos Quinhentos, no Palazzo Vechio em Florença, a parede com o fresco de Vasari e a área posterior, mais antiga, onde se encontra a pintura de Leonardo - "A Batalha Anghiari" - estão separadas por uma câmara com 10 a 15 milímetros de espessura. Há referências a outros casos em que Vasari teria escondido obras de arte para que não fossem destruídas.

A sonda endoscópica - Maurizio Seracini introduz a sonda num orifício aberto no fresco de Vasari em busca de traços da obra de Leonardo. Um monitor ligado à sonda revela restos dum material atrás da pintura.
© David Yoder/National Geographic

A procura da "A Batalha de Anghiari" de Leonardo da Vinci, é um projecto conduzido pela Sociedade da Nacional Geographic e pela Universidade da Califórnia.
© David Yoder/National Geographic

Depois de introduzidas todas as sondas,  o engenheiro florentino Maurizio Seracini conclui: "Por agora, vimos que atrás da parede de Vasari existe uma superfície áspera e tosca que parece ter manchas aqui e ali, de um material que todavia não pudemos extrair para analisar e identificar. Não descarto a hipótese se tratar de uma superfície colorida, não pigmentada. Tentamos compreender, o que significa, em termos reais, recolher amostras e analisar."
"A Batalha de Anghiari"- uma cópia detalhada de Paul Rubens, Louvre - Paris. 
© David Yoder/National Geographic

Apesar dos obstáculos que têm manchado a procura de "A Batalha de Anghiari", ainda se esperam resultados concretos que resolvam o enigma que rodeia a obra de Da Vinci, cujo fascínio parece inesgotável. Cada vez mais no mundo da arte se fala deste génio universal, o interesse ultrapassa fronteiras. Não é em vão que desde há séculos o seu nome desperta paixões à escala planetária.



2 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...